Plantio de milho reduz em 40% incidência do mofo branco

11 de agosto de 2018


Engenheiro agrônomo, doutor em manejo de fotosanidade de plantas Heraldo Rosa Feksa, da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), sediada em Guarapuava no Paraná, esteve na Expo Tapejara, ministrando palestra sobre o impacto do mofo branco na cultura da soja.

O presidente da Expo, Gilberto Borgo, afirmou ao acolher os visitantes que a Expo Tapejara tem a preocupação de além de mostrar momentos de inovação, tecnologias, agregar conhecimento buscando bons negócios e entretenimento. Agradeceu também a parceria com Sindicato Rural, Clube Amigos da Terra, que viabilizaram a realização da palestra.

O mofo branco, de acordo com o palestrante, apresentou problemas no ano de 2000 no estado no Paraná na região centro-sul.

Atualmente a situação está controlada. Já no Rio Grande do Sul, a severidade desta doença ocorreu nos últimos cinco anos, comentou o pesquisador. “Primeiramente é importante que se utilize bem o plantio direto com muita palha no sistema, fazendo rotação de culturas. A palha causa o impedimento físico na disseminação dos esporos do fungo, diminuindo o índice de infecção”, afirma Feska.
Para o controle a indicação do pesquisador é a utilização de cereais de inverno aliado a um bom manejo biológico e químico. Os esclerócios do fungo podem permanecer entre três a 12 anos no solo. Uma das indicações é a utilização de trichoderma spp. Segundo o pesquisador, este patógeno parasita o mofo branco (os esclerócios e o mofo, chamado de sclerotinia esclerotorum).

Feska chamou atenção dos produtores para a importância do plantio de milho no local o que reduz em torno de 40% do mofo no solo. “Para quem tem este problema no solo pode alternar plantando um terço de milho e dois terços de soja no verão. No inverno efetuar o plantio de cevada, aveia e trigo”, explicou.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

Leia Também
27 de abril de 2020
Expo Tapejara é adiada para 2021

A diretoria executiva da Expo Tapejara Feiras e Eventos e a Prefeitura Municipal comunicam que a edição da Expo Tapejara 2020 a...

23 de maro de 2020
Expo Tapejara 2020 é lançada virtualmente

Pela primeira vez na história das edições da Expo Tapejara, o evento de lançamento aconteceu de forma virtual, neste domingo,...

18 de maro de 2020
Expo Tapejara terá lançamento virtual

Não perca, vem aí domingo, dia 22, às 20 horas em nossas redes sociais oficiais, o lançamento virtual da Expo Tapejara 2020 F...

10 de fevereiro de 2020
Comissões iniciam trabalhos no Parque de Exposições Ângelo Eugênio Dametto

No sábado, 08, integrantes das Comissões de Infraestrutura, Gastronomia e de Comercialização de Espaços, juntamente com a di...

carregar mais notícias
APOIADORES
expo tapejara na rede