Plantio de milho reduz em 40% incidência do mofo branco

11 de agosto de 2018


Engenheiro agrônomo, doutor em manejo de fotosanidade de plantas Heraldo Rosa Feksa, da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), sediada em Guarapuava no Paraná, esteve na Expo Tapejara, ministrando palestra sobre o impacto do mofo branco na cultura da soja.

O presidente da Expo, Gilberto Borgo, afirmou ao acolher os visitantes que a Expo Tapejara tem a preocupação de além de mostrar momentos de inovação, tecnologias, agregar conhecimento buscando bons negócios e entretenimento. Agradeceu também a parceria com Sindicato Rural, Clube Amigos da Terra, que viabilizaram a realização da palestra.

O mofo branco, de acordo com o palestrante, apresentou problemas no ano de 2000 no estado no Paraná na região centro-sul.

Atualmente a situação está controlada. Já no Rio Grande do Sul, a severidade desta doença ocorreu nos últimos cinco anos, comentou o pesquisador. “Primeiramente é importante que se utilize bem o plantio direto com muita palha no sistema, fazendo rotação de culturas. A palha causa o impedimento físico na disseminação dos esporos do fungo, diminuindo o índice de infecção”, afirma Feska.
Para o controle a indicação do pesquisador é a utilização de cereais de inverno aliado a um bom manejo biológico e químico. Os esclerócios do fungo podem permanecer entre três a 12 anos no solo. Uma das indicações é a utilização de trichoderma spp. Segundo o pesquisador, este patógeno parasita o mofo branco (os esclerócios e o mofo, chamado de sclerotinia esclerotorum).

Feska chamou atenção dos produtores para a importância do plantio de milho no local o que reduz em torno de 40% do mofo no solo. “Para quem tem este problema no solo pode alternar plantando um terço de milho e dois terços de soja no verão. No inverno efetuar o plantio de cevada, aveia e trigo”, explicou.

Redação: Fonte Agência de Jornalismo

Leia Também
05 de abril de 2024
12ª Expo Tapejara vai ser lançada oficialmente em maio

O lançamento da 12ª Expo Tapejara vai acontecer no dia 14 de maio no Clube Comercial. O anúncio foi realizado durante uma reun...

27 de maro de 2024
Expo Tapejara recebe aprovação de termo de fomento pela Câmara de Vereadores

O Projeto de Lei do Executivo de Tapejara número 020/2024, que trata sobre o termo de fomento concedido à Expo Tapejara Feiras ...

15 de maro de 2024
Lideranças buscam apoio para realização da Expo Tapejara

O presidente da Expo Tapejara, Jeferson Favaretto esteve em Porto Alegre, acompanhando o prefeito Evanir Wolff (BIG), o president...

20 de dezembro de 2023
Show com Rainha Musical reúne público de Tapejara região na Praça Silvio Ughini

Na noite de terça-feira (19), a Programação do Natal Esperança – A magia que encanta teve continuidade. A Praça Silvio Ugh...

carregar mais notícias
APOIADORES
expo tapejara na rede